Dutasteride / Avodart

Avodart é uma preparação medicinal em cápsulas, que atua diretamente no tecido da próstata, reduzindo seu tamanho e destina-se ao tratamento e prevenção de tumores benignos da próstata. Também reduz o risco de retenção urinária aguda, eliminando a necessidade de cirurgia. As cápsulas são feitas de gelatina amarela. Repleto de bolhas de 10 peças, 3 ou 9 bolhas por embalagem. Avodart também pode ser prescrito em combinação com outros medicamentos que afetam o metabolismo hormonal. Seu preço geralmente varia de 1500 a 2500 rublos para trinta cápsulas.

O que é dutasteride?

Dutasteride é um inibidor de 5-alfa-redutase do primeiro e segundo tipo, que é usado para tratar adenoma prostático. Também é usado para parar a perda de cabelo na alopecia androgenética.

Como a dutasterida difere da finasterida?

A finasterida inibe a 5-alfa redutase do 2º tipo, enquanto o primeiro tipo permanece intacto. Dutasteride inibe ambos os tipos de 5-alfa redutase, o que pode melhorar significativamente o efeito terapêutico, uma vez que o Tipo 1 representa aproximadamente 30% da redutase 5-alfa total. Se uma redução de 5-alfa redutase do tipo 1 é mais ativa do que o segundo tipo ou se a sensibilidade dos receptores é alta, mesmo esses 30% podem desempenhar um papel importante no tratamento da alopecia.

Quais são os medicamentos baseados em dutasterida?

Avodart é um medicamento contendo 0,5 mg de dutasterida em cada comprimido. Fabricado pela GlaxoSmithKline. É usado para tratar o adenoma da próstata. Não existe um análogo oficial para o tratamento da alopecia, como no caso da finasterida (Propecia). Mas isso não impede o uso de um avtoart para parar a perda de cabelo. Há também um analógico indiano da Avodarta – Duprost (Duprost), fabricado pela Cipla. Cada cápsula contém 0,5 mg de dutasteride.

Método de aplicação de dutasterida e dose

A dutasterida é administrada por via oral, independentemente da refeição, a cápsula deve ser engolida inteira. A dose recomendada é 1 vez por dia para 0,5 mg (1 cápsula). O curso de terapia é de pelo menos 6 meses.

Dutasteride é absorvido através da pele, de modo que crianças e mulheres com cápsulas danificadas devem evitar o contato. Em caso de contato com cápsulas danificadas, lavar imediatamente com água e sabão a área da pele correspondente. Em pacientes com hiperplasia benigna da próstata, os exames de próstata necessários devem ser realizados antes e periodicamente durante a terapia para excluir o desenvolvimento de câncer de próstata. A concentração inicial de antígeno prostático específico é inferior a 4 ng / ml em pacientes que recebem dutasterida, o diagnóstico de câncer de próstata não exclui. Dutasteride reduz a concentração plasmática de antígeno prostático específico em pacientes com hiperplasia benigna da próstata após 6 meses de tratamento, aproximadamente 2 vezes, mesmo na presença de câncer de próstata. Apesar das variações individuais, a diminuição do conteúdo do antígeno específico da próstata é aproximadamente 2 vezes em todo o intervalo de valores iniciais do teor de antígeno prostático específico (1,5-10 ng / ml). Portanto, ao analisar o indicador do nível de antígeno específico da próstata com terapia com dutasterida por seis meses e mais, os resultados obtidos devem ser multiplicados por 2, e somente então deve ser avaliado.

Contra-indicações para uso

Hipersensibilidade (incluindo outros inibidores da 5-alfa redutase), idade até 18 anos.

Restrições ao uso

Insuficiência hepática.

Atualmente, a dutasterida é aprovada para o tratamento da hiperplasia da próstata e é reivindicada como um análogo mais efetivo da finasterida (94,7% versus 70,8% durante 4 meses de administração [Clark]); O teste de eficácia e segurança para a correção do hirsutismo nas mulheres continua. Em teoria, sendo um inibidor dos tipos de 5α-redutase 1, 2 e 3, dutasterida é muito mais adequado para a terapia do hirsutismo do que a finasterida, que é ativa contra os tipos de 5α-redutase 2 e 3. O motivo é que a enzima 5α-redutase tipo 1 está localizada apenas na pele e o segundo tipo está localizado na pele do couro cabeludo. Portanto, o uso de finasterida para o tratamento da perda de cabelo é justificado, mas na terapia do hirsutismo não é muito.

Além disso, a meia-vida para a finasterida é quase 20 vezes menor do que a dutasterida, e com a recepção contínua, esta diferença aumenta ainda mais. A American FDA (Food and Drug Administration), mesmo recomendo fortemente não tomar sangue por seis meses após o cancelamento de dutasteride. A razão é que o sangue de um tal doador pode ser usado para uma mulher grávida ou uma mulher gravida que planeja uma gravidez, o que levará a uma formação incorreta dos genitais da criança se for um menino. Em parte, esta é uma das principais razões pelas quais os médicos tentam prescrever progestágenos em contraceptivos, em vez de inibidores de 5α-redutase e concorrentes de receptores de andrógenos.

Vale a pena observar

Para evitar o desenvolvimento de reações indesejadas ao tomar este medicamento, não prescreva diuréticos.

A dutasterida está indicada para o tratamento da hipertrofia prostática benigna com os seguintes sintomas da doença, provocada pelo aumento do tamanho do órgão:

  • presença de episódios de distúrbios urinários;
  • risco de deterioração do funcionamento de outras partes do sistema urinário;
  • hematuria;
  • Doenças infecciosas recorrentes do sistema genitourinário;
  • fenômeno estagnado na área pélvica.

Ao tomar a pílula, o fármaco é absorvido relativamente rapidamente do trato digestivo, a concentração máxima no plasma é observada após 60-120 minutos. A biodisponibilidade atinge 60%. Dutasteride tem uma alta afinidade pelas proteínas plasmáticas (ela se liga quase na sua totalidade).

À medida que o tratamento prossegue, o fármaco se acumula gradualmente no corpo (o período de semi-vida é de vários dias) e atinge uma concentração terapêutica de equilíbrio. Dutasterida metabolizada no fígado com a formação de metabolitos monohidroxilados. É excretado principalmente com fezes na forma inalterada (até 15%) e na forma de produtos finais de processos metabólicos.

As contra-indicações para a ingestão de Dutasteride são relativamente poucas. O uso do medicamento é limitado se for sensível ao ingrediente ativo principal ou aos ingredientes auxiliares dos comprimidos. Além disso, medicamentos não são prescritos para mulheres, crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.

DUTASTERIDE: INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO, REACÇÕES ADVERSAS E ORIENTAÇÕES ESPECIAIS PARA A ADMINISTRAÇÃO

A dosagem do medicamento não depende da idade do paciente e é de 0,5 mg por dia (ou seja, um comprimido). A ingestão de alimentos e a hora do dia não afetam as características farmacológicas do medicamento.

Apenas um resultado