As hormônios são moléculas produzidas e segregadas pelas glândulas endócrinas no corpo. Eles são liberados para o sangue e viajam para outras partes do corpo, onde eles trazem respostas específicas de células específicas. Os hormonas esteróides são derivados do colesterol e são moléculas lipossolúveis. Exemplos de hormônios esteróides incluem os hormônios sexuais (androgênios, estrogênios e progesterona) produzidos por gônadas masculinas e femininas e hormônios das glândulas supra-renais (aldosterona, cortisol e andrógenos).
Como funcionam as hormonas esteróides
Os hormonas esteróides causam alterações dentro de uma célula primeiro passando pela membrana celular da célula alvo. Os hormonas esteróides, ao contrário dos hormônios não esteróides, podem fazer isso porque são solúveis em gordura . As membranas celulares são compostas por uma fosfolipidbiltermina que evita que as moléculas insolúveis em gordura se espalhem para a célula.
Uma vez dentro da célula, o hormonas esteróides se liga com um receptor específico encontrado apenas no citoplasma da célula alvo. O hormonas esteróides ligado ao receptor, em seguida, viaja para o núcleo e se liga a outro receptor específico na cromatina. Uma vez ligado à cromatina, este complexo de hormônio-receptor de esteróides exige a produção de moléculas de ARN específicas chamadas RNA mensageiro (mRNA) por um processo chamado transcrição. As moléculas de mRNA são então modificadas e transportadas para o citoplasma. As moléculas de mRNA codificam para a produção de proteínas através de um processo chamado tradução.
Essas proteínas podem ser usadas para construir músculos.
Mecanismo de Ação de hormonas esteróides
O mecanismo de ação do hormônio esteróide pode ser resumido da seguinte maneira:
- Os hormonas esteróides passam através da membrana celular da célula alvo.
- O hormonas esteróidesse liga com um receptor específico no citoplasma.
- O hormonas esteróides ligado ao receptor viaja para o núcleo e se liga a outro receptor específico na cromatina.
- O complexo hormônio-receptor de esteróides exige a produção de moléculas de ARN mensageiro (mRNA), que codificam para a produção de proteínas.
Tipos de hormônios esteróides
Os hormônios esteróides são produzidos pelas glândulas supra-renais e pelas gônadas. As glândulas adrenais sentam-se sobre os rins e consistem em uma camada externa do córtex e uma camada interna da medula. Os hormônios esteróides adrenais são produzidos na camada externa do córtex. As gônadas são testículos masculinos e ovários femininos.
Adrenal Gland Hormones
- Aldosterona: Este mineralcorticóide atua sobre os rins promovendo a absorção de sódio e água. Aldosterona ajuda na regulação da pressão sanguínea aumentando o volume sanguíneo e a pressão arterial.
- Cortisol: Este glicocorticóide ajuda na regulação do metabolismo estimulando a produção de glicose a partir de fontes não-hidratadas no fígado. O cortisol também é uma substância antiinflamatória importante e ajuda o corpo a lidar com o estresse.
- Hormônios sexuais: as glândulas adrenais produzem pequenas quantidades da hormona sexual masculina testosterona e do hormônio sexual feminino estrogênio.
Hormônios gonadal
- Testosterona: Este hormônio sexual masculino é produzido pelos testículos e em pequenas quantidades nos ovários femininos. A testosterona é responsável pelo desenvolvimento de órgãos reprodutores masculinos e características sexuais secundárias masculinas.
- Estrogênios: estes hormônios sexuais femininos são produzidos nos ovários. Eles promovem o desenvolvimento das características do sexo feminino e do crescimento esquelético.
- Progesterona: Este hormônio sexual feminino é produzido nos ovários e importante para a produção e manutenção do forro uterino durante a gravidez. Os níveis de estrogênio e progesterona também regulam o ciclo menstrual.
Hormônios de esteróides anabolizantes
Os hormônios esteróides anabolizantes são substâncias sintéticas que estão relacionadas aos hormônios sexuais masculinos. Eles têm o mesmo mecanismo de ação dentro do corpo. Os hormônios esteróides anabolizantes estimulam a produção de proteína, que é usada para construir músculos. Eles também levam a um aumento na produção de testosterona. Além do seu papel no desenvolvimento de órgãos do sistema reprodutivo e características sexuais, a testosterona também é crítica no desenvolvimento da massa muscular magra.
Além disso, os hormonas esteróides anabolizantes promovem a liberação do hormônio do crescimento, o que estimula o crescimento esquelético.
Os esteróides anabolizantes têm uso terapêutico e podem ser prescritos para tratar problemas como degeneração muscular associada à doença, problemas hormonais masculinos e início tardio da puberdade. No entanto, algumas pessoas usam esteróides anabolizantes ilegalmente para melhorar o desempenho atlético e construir massa muscular. O abuso de hormônios anabolizantes esteróides interrompe a produção normal de hormônios no organismo. Existem várias consequências negativas para a saúde associadas ao abuso de esteróides anabolizantes. Alguns destes incluem infertilidade, perda de cabelo, desenvolvimento de mama em machos, ataques cardíacos e tumores hepáticos. Os efeitos de esteróides anabolizantes também afetam o cérebro causando mudanças de humor e depressão.
Hormônios sexuais masculinos – andrógenos
Os andrógenos são os hormônios sexuais masculinos. O principal andrógeno, testosterona, é produzido principalmente pelos testículos e em quantidades menores pelo córtex adrenal e (nas mulheres) pelos ovários. Os andrógenos são principalmente responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção da função reprodutiva e estimulação das características sexuais secundárias no masculino. Os andrógenos também têm uma função anabólica (sintetizadora e construtiva, em vez de degradativa) para estimular a produção de músculos esqueletais e ossos, bem como glóbulos vermelhos. Para aumentar a atividade anabólica dos andrógenos sem aumentar sua habilidade masculinizante, desenvolveram-se esteróides anabolizantes. Embora originalmente destinados a combater doenças marcadas pelo desperdício, esses hormônios sintéticos foram abusados por indivíduos que desejam aumentar sua massa muscular, como os atletas que procuram obter uma vantagem competitiva. A sobredosagem tem sido associada a efeitos colaterais sérios, incluindo infertilidade e doença cardíaca coronária.
Os estrogénios são um dos dois tipos de hormônios sexuais femininos. Eles são secretados principalmente pelos ovários e em quantidades menores pelas glândulas adrenais e (nos homens) pelos testículos. Estradiol é o mais potente dos estrogênios. Funcionando de forma semelhante aos andrógenos, os estrogénios promovem o desenvolvimento das características do sexo feminino primário e secundário; eles também estimulam o crescimento linear e a maturação esquelética. Em outros mamíferos, estes hormonas esteróides demonstraram precipitar o estro (calor). A produção ovárica de estrógenos despenca durante a menopausa.
Progestágenos, o mais importante dos quais é a progesterona, são o outro tipo de hormônio sexual feminino e são nomeados pelo seu papel na manutenção da gravidez (pro-gestação). Estrogênios e progestágenos são segregados ciclicamente durante a menstruação. Durante o ciclo menstrual, o folículo ovariano rompido (o corpo lúteo) do ovário produz progesterona, o que torna o revestimento uterino receptivo à implantação de um óvulo fertilizado. Caso isso ocorra, a placenta se torna a principal fonte de progesterona, sem a qual a gravidez terminaria. À medida que a gravidez avança, a produção placentária de progesterona aumenta, e essas altas doses suprimem a ovulação, evitando uma segunda concepção.