Acyclovir / Zovirax
O aciclovir é um medicamento antiviral que é usado para tratar doenças causadas pelo vírus da herpes. A droga é um pouco obsoleta, resultando em aproximadamente 57% dos pacientes com forma crônica recorrente de herpes – o tratamento pode não ser efetivo (devido à resistência do vírus da herpes a Aciclovir).
No entanto, se uma infecção herpética aparecer pela primeira vez, ou ocorre raramente – o medicamento poderá ajudá-lo no tratamento. Abaixo, também falaremos de agentes antivirais modernos que vieram substituir aciclovir nos últimos anos.
O aciclovir é um agente antiviral para o herpes. Atua apenas sobre infecções por herpesvírus – herpes em si, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, telhas.
Com base nesta substância ativa, muitos medicamentos são produzidos. O aciclovir é na forma de comprimidos contra herpes, pomadas, ampolas ou cremes. A droga interrompe a reprodução do vírus da herpes e impede seu efeito nocivo sobre o corpo.
Nem todo mundo entende o quanto o aciclovir significa para a saúde pública. Mas para pessoas que sofrem de herpes e doenças relacionadas, esta droga é uma salvação real.
Este artigo irá dizer-lhe o mais importante sobre o aciclovir: que tipo de droga, princípios de trabalho, análogos do aciclovir, efeitos colaterais, história da invenção, a forma do medicamento e o regime de tratamento.
Indicações de uso Aciclovir
- dano ocular causado pelo vírus herpes simplex (Herpes simplex)
- Herpes da borda vermelha dos lábios e da pele,
- na presença de estomatite herpética na cavidade oral,
- herpes genital,
- encefalite herpética.
Composição e forma de lançamento
- creme para uso externo 5%
- pomada para uso externo 5%
- pomada ocular 3%
- comprimidos para administração oral em dosagens de 200 e 400 mg,
- em frascos para a preparação de uma solução (200 mg, 250 mg, 500 mg ou 1 g).
Análogos de aciclovir
Medicamentos baseados em aciclovir produzidos por numerosas empresas farmacêuticas. Eles podem ter o nome simplesmente “Aciclovir”, que é um nome internacional não proprietário da droga.
Ação farmacológica da droga
O aciclovir sozinho não é uma substância ativa. Acyclovir adquire sua atividade contra vírus depois de entrar nas células infectadas com o vírus. Neles, sob a influência da timidina quinase viral (enzima), o aciclovir é convertido em uma substância – aciclovirifosfato, que já é um componente ativo e suprime a multiplicação do vírus por inserção no DNA viral.
O aciclovir possui uma biodisponibilidade suficientemente baixa quando tomado por via oral (cerca de 20%). Ele penetra bastante bem em todos os tecidos e órgãos. O aciclovir penetra bem através da placenta, e também pode acumular-se no leite materno de mulheres em lactação. Com a administração simultânea de imunoestimulantes, o efeito do Aciclovir é melhorado.
Acyclovir: instruções de uso
Com estomatite herpética: quando infectado com vírus da mucosa do herpes, o aciclovir deve ser utilizado apenas na forma de comprimidos. Tenha em mente que o uso de cremes e pomadas para estomatite não é eficaz. Os preparativos com base em gordurosos não são fixados em uma mucosa úmida e rapidamente engolidos.
Nas lesões herpéticas da borda vermelha dos lábios e da pele, podem ser utilizadas todas as formas de preparação, desde pomadas e comprimidos até administração intravenosa (no caso de formas graves da doença).
A mostrar todos os 4 resultados