O que são os esteróides anabolizantes?
Os andrógenos e os efeitos de esteróides anabolizantes incluem o hormônio sexual masculino endógeno testosterona e diidrotestosterona e outros agentes que se comportam como esses hormônios sexuais. Os andrógenos estimulam o desenvolvimento das características sexuais masculinas (como o aprofundamento do crescimento da voz e da barba) e o desenvolvimento de órgãos sexuais masculinos. Os esteróides anabolizantes estimulam o crescimento em muitos outros tipos de tecidos, especialmente ossos e músculos. Os efeitos anabolizantes também incluem aumento da produção de glóbulos vermelhos.
Médica, andrógenos e esteróides anabolizantes são usados para tratar:
- atrasada puberdade em meninos adolescentes
- hipogonadismo e impotência em homens
- câncer de mama em mulheres
- anemia
- osteoporose
- doença de perda de peso no HIV
- endometriose
- outras condições com desequilíbrio hormonal
Os esteróides anabolizantes podem ser administrados por injeção, por via oral ou usados externamente. Nos Estados Unidos, eles são classificados como Substâncias Controladas da Lista III devido à possibilidade de efeitos adversos graves e um alto potencial de abuso.
Os efeitos de esteróides são proibidos nos esportes?
Alguns atletas podem abusar de esteróides anabolizantes para desenvolver músculos, prolongar a resistência e melhorar o desempenho. Os agentes anabolizantes são proibidos em todos os momentos, tanto dentro como fora de competição em esportes colegiados e profissionais e aparecem nas listas proibidas da Agência Mundial Antidopagem (WADA) e da US Anti-Doping Agency (USADA). O uso de efeitos de esteróides anabolizantes também é proibido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), bem como pela Associação Nacional de Atletismo Colegiado (NCAA).
Os esteróides anabolizantes incluem todos os derivados sintéticos da testosterona, tanto oral como injetável. Exemplos de efeitos de esteróides anabolizantes incluem testosterona, metiltestosterona, danazol e oxandrolona. Os esteróides anabolizantes são agentes que melhoram o desempenho e atuam ao aumentar a síntese e o peso corporal da proteína do músculo magra, sem aumentar a massa gordurosa.
Qual é a extensão do uso ilícito de esteróides anabolizantes nos EUA?
O uso ilegal e a compra em rua de esteróides anabolizantes são arriscados. Os esteróides ilícitos podem ser vendidos em ginásios, competições esportivas e por correspondência, e os compradores podem estar em risco de comprar produtos adulterados ou contaminados. Muitas vezes, os efeitos de esteróides ilícitos são contrabandeados para os EUA de países que não exigem receita médica para a compra de esteróides. Os esteróides também podem ser obtidos ilegalmente em farmácias dos EUA ou sintetizados em laboratórios de backroom. Os nomes das ruas comuns que são usados para se referir a esteróides anabolizantes podem incluir:
- Suco
- Doce de ginástica
- Pumpers
- Andro
- Stackers
O abuso de esteróides anabolizantes pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas as estatísticas sobre o abuso são difíceis de quantificar porque muitas pesquisas sobre abuso de drogas não incluem esteróides. De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA), evidências científicas indicam que o abuso de esteróides anabolizantes entre atletas pode variar entre um e seis por cento. O estudo do Monitoramento do Futuro financiado pelo NIDA a partir de 2011 mostrou que 0,5% dos alunos da 8ª série, 0,9% dos alunos da 10ª série e 1,3% dos machos da 12ª série haviam abusado de efeitos de esteróides anabolizantes pelo menos uma vez no ano antes de serem pesquisados; Entre as mulheres, as taxas foram de 0,5%, 0,7% e 0,1%, respectivamente. 5 O teste de drogas de laboratório geralmente pode detectar a presença de esteróides anabolizantes e os atletas em esportes de nível superior são freqüentemente monitorados por abuso de uma grande quantidade de drogas, incluindo esteróides.
Os suplementos dietéticos esteroidais podem ser convertidos em testosterona ou outros compostos androgênicos no organismo. Os suplementos dietéticos esteróides sem receita médica, como a androstenediona e a tetrahidrogestrinona (THG), estavam previamente disponíveis sem receita médica através de lojas de alimentos saudáveis, no entanto, esses suplementos são agora ilegais após alterações ao Anabolic Steroid Control Act de 2004. Dehydroepiandrosterone (DHEA), outro suplemento dietético esteroidal ainda está disponível legalmente; no entanto, ele aparece na lista de agentes proibidos da US Anti-Doping Agency tanto para dentro como fora da competição. Os relatórios de pesquisas clínicas indicam que esses agentes são ineficazes ou não possuem evidências de efeitos que melhorem o desempenho.
Quais são os efeitos secundários mais comuns que podem ocorrer com o uso de esteróides anabolizantes?
Existe uma grande variedade de efeitos colaterais graves associados ao abuso de esteróides anabolizantes. 4 O uso de esteróides pode alterar a produção hormonal normal no organismo. A maioria dos efeitos colaterais pode ser revertida se os medicamentos forem interrompidos, mas alguns, como uma voz aprofundada nas mulheres, podem persistir. Os dados sobre os efeitos colaterais a longo prazo provêm principalmente de relatos de casos e não de estudos epidemiológicos bem controlados e de longo prazo, que podem ser confiáveis. 4 Os efeitos colaterais comuns com efeitos de esteróides anabolizantes podem incluir:
- Acne severa, pele oleosa e cabelo
- Perda de cabelo
- Doença hepática, como tumores hepáticos e cistos
- Doenca renal
- Doença cardíaca, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral
- Modo alterado, irritabilidade, aumento da agressão, depressão ou tendências suicidas
- Alterações no colesterol e outros lipídios no sangue
- Pressão alta
- Ginecomastia (desenvolvimento anormal de glândulas mamárias em homens causando aumento de mama)
- Encolhimento de testicais
- Azoospermia (ausência de esperma no sêmen)
- Irregularidades menstruais nas mulheres
- Infertilidade
- Excesso de cabelo facial ou corporal, voz mais profunda em mulheres
- Impulso no crescimento e na altura nos adolescentes
- Risco de infecções virais ou bacterianas devido a injeções não esterilizadas
São os aditivos viciantes em esteróides anabolizantes?
Os usuários de esteróides anabolizantes podem se tornar fisicamente e psicologicamente dependentes das drogas, como evidenciado por um comportamento de busca de drogas, uso continuado mesmo com efeitos adversos e sintomas de abstinência física, como mudanças de humor, fadiga, agitação, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual e ânsias de efeitos de esteróides. A retirada severa pode levar à depressão e ao possível suicídio. Os sintomas depressivos podem persistir até um ano após o usuário parar de tomar o esteróide. 4
Podem ser necessários tratamentos de suporte e intervenções medicamentosas para dependência anabólica severa. Os medicamentos que foram usados para tratar a retirada de lista de androgênios esteróides anabolizantes permitem que o sistema hormonal natural seja restaurado. Outros medicamentos visam sintomas específicos de abstinência. Por exemplo, os antidepressivos podem ser prescritos para tratar episódios depressivos e analgésicos, como o acetaminofeno ou o ibuprofeno, podem ser usados para dores de cabeça e dores musculares e articulares. Alguns pacientes também podem ser submetidos a terapias comportamentais.
O que está sendo feito para combater o abuso de esteróides anabolizantes?
Os esforços de conscientização e educação estão trabalhando para ajudar a prevenir o abuso de esteróides anabolizantes nas escolas e nas comunidades. Os programas de Treinamento para Adolescentes e Aprendizagem para evitar esteróides (ATLAS) e atletas que se destinam a exercícios saudáveis e alternativas de nutrição (ATHENA), financiados pelo NIDA e apoiados pelos programas da Oregon Health & Science University, estão ensinando atletas que não precisam de efeitos de esteróides para construir músculos poderosos e melhorar o desempenho atlético. Esses programas fornecem alternativas de treinamento de peso e nutrição, aumentam os comportamentos saudáveis, menos probabilidade de tentar esteróides e menos probabilidade de se engajarem em outros comportamentos perigosos, como beber e dirigir, usar marijuana e álcool e melhorar a imagem do corpo.